Quem Somos

 

 

Localizado na cidade de Petrópolis, Região Serrana do Estado do Rio, conhecida internacionalmente por seu clima e suas tradições desde o tempo do Império, o Hospital Santa Teresa fundado em 1886 por D. Pedro II, sendo delegado às Irmãs da Associação Congregação Santa Catarina; Completa esse ano seus 141 anos de existência.

O Serviço de Ortopedia que neste ano de 2017 completa 66 anos, vem mantendo sua tradição de Serviço Pioneiro no Estado do Rio de Janeiro.Fundado pelo professor Donato D'Angelo teve como grande esteio durante mais de quatro décadas o Dr. Aldo Alberto Labronice.

Mantendo sua tradição de vanguarda na ortopedia brasileira, o Serviço montou sua Residência Médica no ano de 1968, ano de início da Residência Ortopédica no Brasil, com dois residentes.

E esse pioneirismo refletiu-se também na criação da residência médica em Ortopedia e Traumatologia, em parceria há 49 anos com o Hospital Santa Teresa e com apoio irrestrito das Irmãs.

Com o passar dos anos, a modernidade foi-se implementando e atualmente o Serviço conta, anualmente, com 12 residentes, do R1 ao R3, e mais 02 (dois) R4 de joelho, 02 (dois) de quadril e 01 (um) de coluna, com um grande movimento, absorvendo os atendimentos de Petrópolis e da periferia, além de algumas cidades da Região Serrana e Baixada Fluminense. Para se ter noção do movimento do Serviço, citamos estatística do ano de 2016, com 28.584 atendimentos ambulatoriais entre pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e de convênios: 3.660 cirurgias (SUS e convênios).

O Serviço possui as seguintes especialidades: Cirurgia de Mão, Ortopedia Pediátrica, Cirurgia de Ombro, Cirurgia de Pé e Tornozelo, Cirurgia de Trauma, Cirurgia de Joelho, Cirurgia de Quadril, Cirurgia de Coluna e Cirurgia de Fixador, formando nossos residentes com a mais ampla capacitação em todas essas especialidades. A Residência Médica do serviço tem uma excelente estatística de aproveitamento na Prova de Obtenção do Título de especialista em Ortopedia e traumatologia (TEOT) da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), com que 100% de aprovações nos últimos anos.

O Serviço é atualmente chefiado pelos Drs. Pedro Labronice responsável SBOT e Rogério Góes responsável MEC, tendo como preceptor de residência o Dr. Marcos Donato de Almeida Serra. Contamos hoje com 12 profissionais na equipe: doutores Arnaldo Ríppel, Paulo Guerra, Carlos Alexandre Botelho do Amaral, Fabrício Bolpato, Gustavo José Labronice, Rogério Goés, Júlio Marques de Carvalho, Marcos Donato Serra, Pedro José Labronice, Rollix Hoffman, Sérgio Delmonte e Rodrigo Brito.

Um dado importante é que 90% dos médicos da equipe tiveram formação em nosso serviço, o que mostra que a qualidade do ensino é de fundamental importância, por todas as gerações de ortopedistas que por aqui passaram e