Localizado na cidade de Petrópolis, Região Serrana do Estado do Rio, conhecida internacionalmente por seu clima e suas tradições desde o tempo do Império, o Hospital Santa Teresa foi fundado em 1886 por D. Pedro II, e é administrado pela Rede Santa Catarina, uma das maiores redes hospitalares do Brasil.
O Serviço de Ortopedia, fundado pelo professor Donato D'Angelo, há mais de 70 anos, mantém sua tradição de serviço pioneiro e teve como grande esteio, por mais de quatro décadas, o Dr. Aldo Alberto Labronice.
Com a tradição de vanguarda na ortopedia brasileira, o Serviço montou sua Residência Médica no ano de 1968, dando início à Residência Ortopédica no Brasil, na época, com dois residentes.
E esse pioneirismo refletiu-se também na criação da residência médica em Ortopedia e Traumatologia, em parceria com o Hospital Santa Teresa.
Com o passar dos anos, a modernidade e a tecnologia vem sistematicamente sendo implementada para absorver atendimentos de Petrópolis e da periferia, incluindo cidades da Região Serrana e Baixada Fluminense. Para se ter noção do movimento do Serviço, citamos recente estatística do ano de 2022, com 2.032 cirurgias.
O Serviço possui as seguintes especialidades: Cirurgia de Mão, Ortopedia Pediátrica, Cirurgia de Ombro, Cirurgia de Pé e Tornozelo, Cirurgia de Trauma, Cirurgia de Joelho, Cirurgia de Quadril, Cirurgia de Coluna e Cirurgia de Fixador, formando nossos residentes com a mais ampla capacitação em todas essas especialidades. A Residência Médica do Serviço tem uma excelente estatística de aproveitamento na Prova de Obtenção do Título de especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT), da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), com que 100% de aprovações nos últimos anos, além de ser credenciado pelo MEC com bolsa federal.
O Serviço é atualmente chefiado pelo Dr. Rogério Góes, tendo como Chefe de Clínica o Dr. Pedro Labronici e como preceptor dos residentes, o Dr. Marcos Donato de Almeida Serra. Contamos hoje com 12 profissionais na equipe: Doutores Alisson Augusto Muraro dos Reis, Gustavo José Labronici, Júlio Marques de Carvalho, Lucas Pena de Araújo Góes, Marco Donato de Almeida Serra, Matheus Pires de Araújo Goes, Pedro José Labronici, Renato Henriques Tavares, Rodrigo Silva de Britto, Rogério Franco de Araújo Góes, Rolix Roffmann e Sérgio Delmonte Alves.
Um dado importante é que 90% dos médicos da equipe tiveram formação em nosso Serviço, o que mostra que a qualidade do ensino é de fundamental importância, por todas as gerações de ortopedistas que por aqui passaram e certamente passarão.